Água Nova-RN: Programa Saúde na Escola

Nestes últimos dias, a equipe de saúde ESF e NASF realizou ações do Programa Saúde na Escola-PSF na rede municipal de ensino de Água Nova. Os alunos da Escola Municipal Manoel Raimundo receberam a visita dos odontólogos, fisioterapeuta, enfermeiros, nutricionistas, educador físico e psicóloga, que foram ao local com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para tratar do enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

Os enfermeiros Natália e Itaécio fizeram uma palestra nas salas de aula sobre a importância de manter o calendário de vacina atualizado. Quanto ao trabalho da saúde bucal na escola, pelos odontólogos Venicius e Rodrigo, é buscado avaliar e supervisionar a escovação bem como a aplicação de flúor, para prevenir o surgimento de cáries nas crianças e jovens, além de intervir em outras doenças possivelmente encontradas na cavidade oral.

A nutricionista Valéria, o fisioterauta Tiago e o educador físico Cleiton realizaram a antropometria nos alunos, que se trata da aferição do peso e altura. A técnica ajuda a verificar o estado nutricional dos alunos, podendo assim efetuar um levantamento do quadro de sobrepeso, obesidade ou baixo peso entre os alunos.  

Além disso, houve orientação psicológica para os alunos pela psicóloga Brígida e a nutricionista Tamires, tratando sobre doenças relacionadas aos alimentos, como a obesidade e explanando sobre o bullying que ocorre na escola através de atos de violência física ou psicológica. As ações conjuntas proporcionam melhoria da qualidade de vida da população água-novense, já que é na escola que se promove a educação e o seu encontro com a saúde. Esse é o governo de todos!




0 comentários:

Postar um comentário