Ausência de Médicos no Município de Água Nova comprova que a Saúde Pública não é prioridade para atual gestão.


No início do decorrido ano de 2019, o município de Água Nova-RN contava com três médicos generalistas, dois custeados pelo poder executivo municipal e mais um pelo programa Mais Médicos do Governo Federal. Além do mais, existia uma parceria através de consórcios que ofertava atendimentos com médicos especialistas para toda população. Os médicos do município atendiam todos os dias na UBS da zona urbana e rural, quando necessário, os mesmos encaminhavam para os diversos especialistas que eram ofertados aos pacientes. Aconteciam visitas diárias em domicílio aos idosos e aos pacientes que tinham dificuldades de locomoção. 

Neste mês de Março, o senário encontra-se totalmente ao contrário, o município conta apenas com um Médico, profissional esse fornecido pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, ou seja, somente um médico para atender toda população. Muitos aguanovenses sem atendimento médico precisam se deslocar até Pau Dos Ferros para serem atendidos, muitos não têm transportes e ficam à mercê de uma ambulância para os levarem, e segundo informações chegadas ao blog, o telefone que era pra servir de atendimento nesse tipo de caso, só chama e quando atendido já se encontra em alguma ocorrência. 

Com essa situação, é observado que a atual gestão não contratou até o presente momento nem um médico, o que sabemos é que houveram demissões de dois, dos três que estavam atuando no município. Parece que saúde pública está ficando em segundo ou terceiro plano no município, mesmo todos sabendo que vem custeio exclusivamente para saúde, assim fazemos uma pergunta. Será que essa saúde que atualmente encontra-se o município de Água Nova é digna de mudança?

O que vemos é um verdadeiro retrocesso no sistema de saúde do município, uma ação contrária de uma gestão que investe em ações de publicidade para promover a “utopia” sobre o melhoramento em saúde na cidade de Água Nova. Salientando, que o único médico clínico geral que está fazendo atendimentos no município é custeado pelo programa Mais Médicos, ficando evidente a falta de investimento nesse tipo de profissional na rede municipal de saúde. Para comprovar os fatos basta ir até as UBS do município.


*Blog Nossa Água Nova 

0 comentários:

Postar um comentário